MAIS DE 200 PRODUTOS A PRONTA ENTREGA! || FRETE GRATUITO PARA REGIÃO SUL E SUDESTE ||

Forno

Tipo de forno
Marca
Voltagem
Acabamento
Capacidade
Tamanho
Tipo de instalação
Tipo de comando
Limpar filtros

Fornos

O forno elétrico está sendo cada vez utilizado pelos cozinheiros nos ambientes e nas cozinhas gourmet devido a sua resposta precisa aos comandos. Essa realidade é fruto dos avanços tecnológicos, da experiência e da consciência dos consumidores em relação aos recursos, a praticidade, economia e ao consumo de energia renovável e sustentável.

No momento da escolha priorize os modelos elétricos com ventilador de convecção e programas automáticos de cocção. Considere a capacidade interna, os modelos mais modernos vêm com mais de 70 litros e de 5 a 7 níveis para colocação das formas e bandejas. Busque diferenciais de tecnologia como: revestimento anti manchas, ventiladores tangenciais de resfriamento, portas com vidro triplo e travas de segurança que garantem ao usuário segurança extrema.

O que aquece mais rápido o forno elétrico ou forno a gás?

Depende do nível de potência em kW de cada um dos produtos. Normalmente os fornos elétricos com potência superior a 2.000 Watts pré-aquecem mais rápido, levam em média 6 minutos para atingir 200°C.

O que é uma guia ou grade telescópica?

É uma grade com corrediças laterais, disponível em alguns modelos de fornos. Ao puxar a grade a corrediça desliza, projetando para fora da câmara de cocção a grade. Este sistema de guias ou corrediças oferece maior segurança, estabilidade e conforto para o usuário.

Qual a função da convecção no forno elétrico?

A principal função da convecção através de seu ventilador, é distribuir o calor de forma homogênea na câmara de cozimento do forno. Desta forma os pratos assam de forma uniforme

Posso assar pratos diferentes ao mesmo tempo nos fornos?

Sim, mas o forno precisa possuir o ventilador de convecção, localizado no fundo do forno, para que o calor seja distribuído de forma uniforme. Assim, é possível assar pratos diferentes, ao mesmo tempo sem misturar os sabores. Tenha cuidado para que não haja muita discrepância nos pratos a serem preparados, como por exemplo um bolo de chocolate assando com um peixe.

Qual é a temperatura máxima de trabalho de um forno elétrico e a gás?

Vária conforme o fabricante e o modelo do produto, mas de uma maneira geral operam na faixa de 50 a 275°C. Alguns fornos elétricos semiprofissionais, chegam a atingir 320 graus.

O que é pirólise e para que serve?

É um programa de autolimpeza, presente em que alguns modelos de fornos elétricos High End, destinado à limpeza da câmara de cocção. Quando o forno atinge 500 graus Celsius a porta se trava, e a alta temperatura incinera todos os resíduos de gorduras e respingos, restando em seu interior apenas as cinzas.

Existe diferença no sabor final dos alimentos dependendo do tipo de forno (gás ou elétrico)?

Não existe diferença no sabor ou textura dos alimentos. A grande diferença reside nos recursos que ambos apresentam, e na escolha pessoal. Os fornos elétricos levam grande vantagem sobre os modelos a gás com relação ao número de programas, funções, recursos tecnológicos e economia.

Qual tamanho do nicho para instalar o forno?

Não existe uma medida padrão, mas os produtos standard 60 x 60 x 60 (LxAxP) geralmente possuem medidas similares, independente na marca.

Precisa deixar espaços no móvel ou incluir acessórios para a ventilação?

Fornos de alta tecnologia, com maior potência e desempenho requerem ventilação apenas no fundo do móvel. Equipamentos de ponta têm ventiladores tangenciais, para resfriar o forno e preservar o móvel. Produtos analógicos de construção mais simples,** necessitam de grades de ventilação** e espaço nas laterais e no fundo do forno.

O que é aquecimento superior ou inferior?

São funções dos fornos e refere-se ao local de origem do calor, independente do forno ser elétrico ou a gás. No modo de aquecimento superior o calor é gerado na parte superior da câmara de cozimento e no modo inferior o calor é gerado na base do forno.

Qual o consumo de energia de um forno?

O consumo está ligado diretamente a potência do produto. Fornos mais sofisticados possuem termostato, que regula e otimiza o consumo de energia. O termostato serve para manter a temperatura interna da cavidade de cozimento constante, gerenciando o acionamento e pausa quando o aparelho atingir a temperatura pré-determinada.
Fornos elétricos providos de termostato, em geral consomem menos energia que os fornos a gás, uma vez que nos modelos a gás não existe este gerenciador, visto que não há como pausar ou cortar a chama. Desta forma, o consumo de gás é ininterrupto e constante.

Qual forno é melhor o forno elétrico ou a gás?

Os fornos elétricos possuem muitos anos de desenvolvimento e muita tecnologia embarcada com inúmeros programas e recursos. São extremamente seguros, econômicos e sustentáveis. Já os fornos a gás, de um modo geral, têm recursos limitados, poucos programas e tecnologia. A tendência é serem descontinuados em detrimento dos modelos elétricos.

Qual a diferença entre timer analógico e digital?

Existem dois tipos de timer analógico: O conta-minutos, onde você marca o tempo de cozimento e ao final deste tempo ele emite um sinal sonoro de aviso, porém sem desligar o aparelho. O segundo tipo de timer analógico, você seleciona o tempo e no termino desse tempo o forno desliga automaticamente.
Já o timer digital, você programa o desligamento automático do forno e nos modelos mais sofisticados, é possível programar a hora do início da cocção e o final.

Existe Forno elétrico 110 Volts ?

Sim, existe poucos modelos disponíveis no mercado em 110 Volts. Produtos mais sofisticados e com altos níveis de qualidade e segurança são produzidos somente em 220V.

Posso converter o forno a gás GLP para GN gás natural?

Geralmente, os fornos a gás possibilitam a conversão. O kit de conversão de GLP para GN acompanham o produto, ou podem ser adquiridos. O procedimento de conversão deverá ser realizado por um profissional qualificado ou através de uma assistência técnica autorizada.

Precisa de um disjuntor separado para o forno elétrico?

Sim, fornos elétricos com potência superior 2.500 Watts demandam muita energia. Aconselhamos fio com no mínimo de 2,5 mm e um disjuntor térmico exclusivo de 20 Amperes, a fim de evitar sobrecarga na rede elétrica e o risco de acidentes. Na dúvida Consulte o Manual do Usuário.

Pra que serve o meat probe?

É uma sonda metálica disponível em fornos elétricos com tecnologia de ponta, desenvolvida para acertar o ponto preciso de carnes, aves e pratos muito volumosos**. Utilizando o meat probe é possível verificar o ponto e umidade do assado.

Para que serve o grill no Forno Elétrico?

A principal função do grill é gratinar e dourar os alimentos. Em alguns casos também pode ser utilizado como função de cozimento.