MAIS DE 200 PRODUTOS A PRONTA ENTREGA

FRETE GRATUITO PARA AS REGIÕES SUL E SUDESTE

Cooktop

Tipo de cooktop
Acabamento
Marca
Nº de queimador(es) ou zona(s)
Tamanho
Voltagem
Tipo de instalação

Cooktop

Se você está pensando em modernizar sua cozinha, com certeza já deve ter ouvido falar em cooktop ou fogão de mesa. Este eletrodoméstico vem ganhando cada vez mais destaque nas cozinhas e nos espaços gourmet, seja pela beleza estética, praticidade, ou seja pelo toque atual e contemporâneo.

Juntamos o nosso time de consultores para te ajudar a escolher o produto mais indicado para o seu projeto. São diversas opções de design, tecnologia, tamanhos, dicas de instalação até a limpeza. Então vamos lá!

O que é um cooktop?

Basicamente é a parte superior de um fogão, somente os queimadores ou bocas do fogão. Por ser um eletrodoméstico independente, free standing (instalação livre), possui características únicas que deixam a sua cozinha um lugar muito mais agradável, prático e moderno.

Quais os tipos de cooktops disponíveis?

Os tradicionais a gás GLP ou GN (gás natural) e os elétricos (por indução e por resistência) nos mais diversos tamanhos e configurações.

Quais os tamanhos de cooktops disponíveis no mercado?

Nos modelos standard se concentram a grande maioria dos cooktops, que variam de 60, 75 e 90 cm de largura. Existem os dominós, que são cooktops de apoio, com largura média de 30 cm.

Quantos queimadores tem um cooktop?

O número de queimadores ou zonas de aquecimento varia de acordo com a largura do cooktop:

  • 30 cm = 1 ou 2queimadores/zona de aquecimento;
  • 60 cm = sempre terão 4 queimadores/zona de aquecimento;
  • 75 e 90 cm = 4 ou 5 queimadores/zona de aquecimento.
Como é feito o acionamento do cooktop a gás?

Os produtos com tecnologia de ponta são acionados através de acendimento super automático. Girando a manopla e pressionando por 5 segundos para liberar o sistema de segurança Gás Stop ou Sicurgás.

Para que serve o Stop gás e como funciona?

O Gás Stop é um sistema de segurança bastante avançado que bloqueia a saída de gás nos queimadores antes de entrarem em combustão. As válvulas são individuais e o acionamento é automático e se dá ao acender o queimador. Sua tecnologia evita qualquer tipo de acidente por vazamento de gás, acionamento acidental por crianças, ventos fortes e rupturas no abastecimento.

Qual o melhor cooktop, a gás ou elétrico?

Os cooktops elétricos, especialmente os por indução, levam grande vantagem em relação aos tradicionais produtos a gás em diversos aspectos: São mais rápidos, seguros, potentes e econômicos. Seus controles são precisos, tem mais recursos tecnológicos, são mais fáceis de usar e limpar.

Cooktop de vidro ou aço, qual o melhor?

A grande diferença está na limpeza e nos cuidados que devemos ter com os produtos. Os cooktop vitrocerâmicos e os modelos com a mesa de vidro são mais fáceis de limpar, porém se o tampo quebrar, o produto estará perdido, sem a possibilidade de reaproveitamento ou uso. O aço por sua vez é mais difícil de se manter limpo, é mais propenso a manchas de dedos, gordura, arranha com mais facilidade ou amassa, porém não perde sua capacidade de cocção, o que pode ser o grande diferencial.

Por que os cooktops tem queimadores e zonas de cocção de diversos tamanhos?

Os queimadores têm diferentes nomenclaturas, tamanhos e potências. O tamanho do queimador ou zona de cocção tem relação direta com a potência nominal máxima de entrega e o diâmetro da panela, indicado pelo fabricante, a ser utilizado no queimador.

Qual a melhor posição para o Tripla chama?

Depende muito do tamanho do cooktop, das suas panelas e do tamanho, potência e posição de sua coifa. Normalmente e na maioria dos modelos disponíveis no mercado os queimadores mais potentes estão no centro e na lateral, por sua vez, nos modelos menores na posição frontal a fim de facilitar o manejo das panelas maiores.

O que é um queimador Simmer?

É uma função encontrada nos queimadores Dual Flame. O queimador com a função Simmer é conhecido por seu cozimento lento e brando caracterizado pela temperatura inferior à ebulição. É ideal para reservar cremes, derreter chocolate e na preparação de molhos.
O queimador com função Simmer atinge a potência máxima de 500 Watts, geralmente encontrado nos cooktops, rangetops, fogões profissionais e semiprofissionais. Seu acionamento se dá através da manopla do queimador duplo ou Dual Flame.

Qual a principal diferença entre os queimadores de latão para os queimadores de alumínio?

Ambos os queimadores são fornecidos pelas empresas italianas SABAF ou DEFENDI, os modelos em latão foram desenvolvidos para quem necessita de potência, alto desempenho e maior durabilidade. Já os queimadores em alumínio encontrados na maioria dos modelos são igualmente duráveis, e de alta qualidade. Porém, para uso mais limitado.

Qual a diferença entre as trempes Esmaltadas para as em Ferro Gusa, Cast iron?

Durabilidade, transmissão do calor e estética.A ação do calor, ácidos graxos sobre o esmalte bem como acidentes com batidas e impactos, descascam as trempes deixando-as “craqueladas”, feias sem o brilho original, já as trempes em ferro gusa são robustas e resistentes. Transmitem e irradiam calor para as panelas além do efeito estético que remete as grelhas profissionais.

Qual o tamanho da panela que devo utilizar no tripla chama?

Os fabricantes indicam panelas de 26 a 28 cm de diâmetro no máximo. Os fornecedores de queimadores e os fabricantes de cooktops utilizam a seguinte regra:

Queimador Dupla chama, Long Burner, Fisch burner: panelas com diâmetro de 26 a 28 cm,

  • Ultra-rápido: de 24 a 28 cm
  • Rápido: de 18 a 24 cm
  • Semi rápido: de 12 a 18 cm
  • Auxiliar de 6 a 12 cm